Carregando...

Quanto mais conhecimento, melhor!  

Ao nos tornarmos futuras mães, corremos atrás de todo conhecimento que podemos adquirir para nos prepararmos para a chegada das nossas pequenas. E não é à toa: quanto mais sabemos, melhor entendemos o comportamento das nossas bebês, que, de início, não podem se comunicar conosco através de palavras. Pensando nisso, reunimos cinco curiosidades sobre bebês que, além de interessantes, podem ajudar a mamãe de primeira – ou segunda, terceira… – viagem a entender melhor a nova adição à família. Confira:
1. A noção de tempo

Bebês não têm a mesma percepção de tempo que nós temos, sabia? Na verdade, é só por volta dos quatro anos que eles desenvolvem essa noção de ontem, hoje e amanhã. Mas isso não quer dizer que eles não têm memória: pode ter certeza que a sua pequena lembra muito bem do seu rosto ou do desenho favorito dela.
2. Nos olhos delas

É muito comum para mamíferos nasceram totalmente cegos – mas esse não é o nosso caso. Os recém-nascidos enxergam sim, mas muito pouco: eles conseguem ver claro ou escuro, borrões de luz e tons de cinza. Ao final do primeiro mês, a sua bebê já consegue distinguir o seu rosto e acompanhar movimentos de objetos. A partir daí, ela também passa a enxergar as cores primárias.

 

Baby bottle, pacifier, hairbrush, diapers and rattle on pink table

3. Por que babam tanto?

Simplesmente porque não sabem que devem engolir toda a saliva em excesso, que começa a ser produzida a todo vapor a partir dos três meses. E para complicar ainda mais a situação, elas ainda não conseguem controlar os músculos do rostinho e, depois de um tempo, os dentes de leite começam a nascer – o que pode ser doloroso. Ou seja, elas não podem evitar.

 

4. Elas nascem sabendo mamar?

Sim! A sucção é um reflexo primitivo que todos os mamíferos têm – é um dos principais instintos que garantem a nossa sobrevivência quando nascemos. Nos recém-nascidos, isso é super acentuado: é só tocar o canto dos lábios deles que eles viram a cabeça, tentando sugar seu dedo.

 

5. Por que demoram tanto para largar as fraldas?

Porque o sistema nervoso deles ainda não é capaz de dominar os movimentos necessários para que eles possam “segurar” o cocô e o xixi – ele desenvolve essa habilidade entre um ano e meio ou dois da criança. Isso significa que eles se “aliviam” automaticamente e isso não pode ser controlado. Ainda bem que temos fraldas, não é? ?
Esperamos ter ajudado você a entender melhor a sua pequena. <3 Deixe um comentário nos contando alguma curiosidade sobre bebês que você descobriu na prática – estamos doidas para saber!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *