Carregando...

Dicas para a sua princesa deixar esse hábito para trás. 🙂

 

Imagine que você está mergulhando em um mundo completamente desconhecido e aberto para você descobrir. Por um lado, pode soar animador. Por outro, é causa para muita ansiedade e nervosismo. É assim que crianças se sentem: nessa fase em que tudo é novidade, é comum que ocorra uma certa insegurança.

 

Isso, infelizmente, é normal – e pode se manifestar de várias formas diferentes para cada criança. Enquanto algumas balançam a perna rapidamente, outras podem começar a roer as unhas – um hábito difícil de largar se ela não for condicionada a isso desde cedo. A intensidade também pode variar: algumas apenas gostam de colocar os dedos na boca e dar pequenas mordiscadas inocentes, outras chegam a machucar a sua pele. De qualquer forma, há jeitos que essa ansiedade – e, consequentemente, o hábito – pode ser combatida.

 

  1. Fale com ela

 

Pode parecer bobo, mas é importante mostrar para ela que você está disposta a ouvir sobre os desafios que ela enfrenta no dia a dia, esses que podem estar deixando-a tão nervosa. Pergunte sobre seu dia de forma detalhada. Evite perguntas como: “Alguma novidade”, pois elas são bem vagas e podem ser respondidas de forma monossilábica. Procure questionar sobre os amigos os citando pelos nomes ou sobre a escola mencionando matérias específicas – é mais fácil que a criança se abra dessa forma.

 

Essa troca é importante porque, além da criança encontrar o apoio que precisa, você também encontra a fonte de ansiedade. Uma vez que isso é encontrado, fica mais fácil partir para o segundo passo…

 

  1. Direcione essa energia para outra coisa

 

Sabemos que é besteira sugerir que as crianças se deixem de se preocupar com suas vidas – nós mesmas estamos sempre nos preocupando com as nossas, não é mesmo? Roer as unhas é uma forma que elas encontraram para expressar suas inseguranças, portanto, uma vez que você as entende, você pode encorajá-las a canalizar esse nervosismo de forma mais criativa.

 

Se ela começa a roer quando não está fazendo nada, sugira que ela faça ou pinte um desenho, dance, toque algum instrumento… A forma que ela preferir. É importante, também, que você se coloque a disposição para fazer essas atividades com ela. Chame toda a família! Assim, as unhas ficam intactas e ela, de quebra, se diverte bastante e desenvolve uma habilidade artística.

 

Tem mais alguma dica para amenizar a ansiedade nessas horas? Conte pra gente nos comentários. <3

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *