Mais do que beleza, os sapatos de bebê precisam contribuir para o crescimento correto dos pés infantis. Só assim, sua menina pode usufruir da liberdade de movimentos com saúde.
Dar os primeiros passos é uma das maiores realizações da sua princesa. Para a família orgulhosa é sinônimo de atenção redobrada para evitar acidentes e de cuidados especiais com os sapatos de bebê.
Esse é um daqueles momentos que fica eternizado na memória, não é, gente? Um verdadeiro divisor de águas na vida de todos, especialmente da bebezinha que começa a ganhar independência e autonomia.
Por isso é preciso saber quais os calçados de bebê são adequados, para não prejudicar o crescimento dos seus pezinhos tão sensíveis ao contato externo.
Ao confeccionar as coleções de sapatos de bebê levamos em conta o bem-estar de nossas meninas, afinal a saúde vem sempre em primeiro lugar.
Fique de olho! Dicas para selecionar o calçado de bebê ideal.
Entre as principais características, os sapatos de bebê precisam ser confortáveis, oferecer proteção para a criança andar com segurança e estar de acordo com a faixa etária, pois as necessidades mudam conforme a idade.
Solado
Dê preferência às versões com solado flexível que dão leveza aos movimentos. O ideal é que tenham espessura média para absorver o impacto durante o andar, e não sobrecarregar os joelhos e a sola dos delicados pezinhos.
Lembre-se: solado muito grosso pode atrapalhar a mobilidade da sua menina. Deixe para usá-lo somente a partir dos 4 anos de idade.
Sistema antiderrapante
Opa, nada de escorregões!
Os melhores sapatos de bebê são aqueles com solado emborrachado e cheio de reentrâncias, que criam atrito entre os pés e o chão, prevenindo contra quedas e indesejados machucados.
Calcanhar reforçado
Esse item é essencial para os pés infantis, pois ajuda a dar estabilidade quando as crianças se movimentam e, dessa forma, reforça a postura corporal.
Certifique-se que o material seja macio e confortável, para não machucar o calcanhar da sua princesinha.
Tamanho
Mamãe, não compre calçados de bebê com a numeração maior, que podem causar insegurança à sua pequena na hora de caminhar!
Bebês até 12 meses
Ah, o primeiro sapatinho, a gente nunca esquece!
Na primeira fase da vida que vai de 0 aos 12 meses, o sapato de bebê serve mais como um acessório para compor a roupinha, do que propriamente para ser usado para andar. Então, pode escolher uns modelos que imitam meias, feitos de lã e tecidos leves e solado bem macio.
Claro que isso varia conforme o desenvolvimento de cada criança. Há menininhas que dão os primeiros passos com 11 meses, por exemplo. Neste caso, a família precisa apressar a compra do item.
Como medida preventiva é melhor que a mamãe adquira o calçado de bebê, quando sua princesinha estiver engatinhando.
Procure aqueles que prezam pelo conforto, mas que ofereçam segurança aos pés para que ela se sinta segura para explorar o universo a sua volta.
Meninas de 1 a 3 anos
Agora, ela já consegue dar passos mais firmes e está mais confiante! Que tal ampliar as opções de sapato de bebê?
A mamãe pode incluir alguns modelos mais fechados de sandalinhas para os dias ensolarados ou, então, tênis com velcro para sua fofinha ficar confortável e protegida em qualquer estação. Ela vai ficar uma gracinha, não vai, gente?
Meninas de 4 anos em diante
A partir dos 4 anos, sua menina já vai caminhar e correr com segurança. Isso quer dizer que está liberado o uso de qualquer tipo de sapato infantil, desde que seja de boa qualidade e de acordo com as orientações citadas, é claro!
O melhor é escolher o modelo conforme o passeio. Os tênis são perfeitos para qualquer programa que envolva atividade física. Nessa idade já pode começar a usar aqueles com cadarço, inclusive.
Para as festinhas invista em lindas sapatilhas que trazem sofisticação aos pezinhos femininos, e no inverno pode optar por calçar botinhas bem quentinhas.
Está com alguma dúvida específica? Consulte um médico.
Este material é somente um guia com dicas simples para os cuidados maternos.
Nosso objetivo é ajudar a família a escolher os modelos de calçados de bebê, para que sua princesinha explore o novo mundo com segurança.
Para outros esclarecimentos solicitamos que consulte a pediatra, que a acompanha desde pequenininha, ou um ortopedista em caso de tratamento específico.