Ter uma alimentação saudável e balanceada é importante não apenas para nós, mas também para as pequenas. No entanto, crianças podem ser um pouco difíceis na hora de comer verduras e legumes – isso é normal! Pensando nisso, reunimos algumas dicas para incorporá-los na alimentação delas sem esses probleminhas:
- Deixe que sua filha conheça o que ela está comendo. Para que ela goste de frutas, verduras e legumes, ela precisa ser apresentada a eles – todos nós temos preferências por determinadas texturas e sabores, então é natural que ela eventualmente encontre algo que ela goste mais. Que tal levá-la ao supermercado e deixá-la escolher cerca de três alimentos saudáveis por ida? Ela ficará mais predisposta a tentar algo que ela mesma escolheu.
- Negocie. Essa dica anda de mãos dadas com a sugestão do supermercado: combine com a pequena quais e quantos alimentos novos ela irá experimentar na semana e, se ela o fizer, pense em uma recompensa bem legal. 🙂
- O segredo está no preparo! Pode ser que a sua filha goste muito de cenoura ralada, mas não dela cozida. Por isso é importante variar o modo de preparo dos alimentos e encontrar algo que se alinhe às preferências dela.
- Saudável não quer dizer extrema. É claro que nós queremos construir hábitos alimentares saudáveis para as nossas pequenas, mas elas entram em contato com alimentos mais indulgentes na escola, na casa dos avós, na creche… E é normal que elas queiram experimentá-los também. Não há nada de errado com isso! É só não deixar com que eles se tornem parte da rotina dela.
Esperamos que as dicas sejam úteis – e se você tiver mais alguma, deixe-a nos comentários. <3