Carregando...

A rotina é muito importante para a recém-nascida – e para nós, nesse momento tão especial e delicado. Todo detalhe faz a diferença. Por isso, pensamos em algumas mudanças que podem mudar a rotina de vocês para o melhor:

1) Banho no mesmo horário, sempre

Banhos costumam ter algum tipo de efeito no humor do bebê, seja para acalmar ou deixá-lo mais agitado, o que significa que você pode usar isso ao seu favor. Se você nota que ela fica um pouco mais calma após o banho, o ideal é que ele ocorra sempre no período noturno, como parte do ritual dela antes de dormir. Mas, caso a sua pequena fique mais agitada, dê o banho sempre na parte da manhã – isso a ajuda a não trocar o dia pela noite.

2) Enrole na manta para dormir

Bebês antes dos 3 ou 4 meses não têm muito controle das pernas e braços e, quando estão cansados, costumam sacudí-los para mostrar exaustão. Isso os deixa ainda mais agitados! Por isso, na hora de dormir, enrole a pequena em uma mantinha, que evita que ela tenha essa estimulação e colabora para um sono bem mais tranquilo.

 

3) Mamar com intervalos certinhos

Você já deve saber que bebês precisam mamar com um intervalo de entre duas e quatro horas, né? Isso significa que nem todas as vezes que elas estão chorando é porque estão com fome. Às vezes é apenas manha – e é preciso se atentar aos horários que ela está mamando, para que ela não se acostume a mamar mesmo quando não é necessário.

4) Crie um ritual

Pode até ser que elas não entendam exatamente o que falamos para elas, mas as bebês já sabem interpretar ações. Por isso é tão importante criar um ritual noturno antes dela dormir. Dê um banho, faça massagem, deixe ela mamar em meia luz, enrole-a na mantinha… Todos esses passos são importantes para ela entender que é hora de descansar.

5) Liberdade para o parceiro

Se você não é solteira, é importante que você dê liberdade para o seu parceiro fazer parte da rotina da bebê. Afinal, é ótimo que eles não se sintam excluídos desse momento e também que ele e a bebê criem laços mais fortes. E também é bom que você tenha um tempinho para você! Separe as atividades entre o que é seu, o que é dele e o que é dos dois. 🙂

Você tem mais alguma dica para ajudar com a rotina com sua neném? Conte pra gente nos comentários.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *