Muitas de nós já ouvimos falar sobre mastite, mas você sabe exatamente o que é? Resolvemos falar um pouco sobre o assunto, afinal, há mamães que estão passando por isso agora ou podem vir a passar no futuro – e fica muito menos assustador quando você sabe com o que está lidando.
A mastite é uma infecção aguda das glândulas mamárias durante o período de lactação. É bem difícil dela passar batido: alguns dos sintomas são febre muito alta, fraqueza, calafrios e, principalmente, uma dor indescritível no seio. Não precisamos nem comentar que isso pode levar a complicações na hora da amamentação, não é?
A boa notícia é que ela não é tão frequente: sua incidência é apenas de 2 a 6% das mulheres que estão amamentando, geralmente se manifestando em apenas um seio e a partir da segunda semana de pós parto. E há algumas formas de evitar que ela apareça, apesar de não serem 100% garantidas. Aqui vai:
- Amamentar frequentemente;
- Evitar cremes, óleos e outros produtos no mamilo, pois isso pode afetar a flora local;
- Uso de sutiãs adequados;
- Cuidado com a posição correta da pega.
Também há algumas dicas que ajudam a amenizar os sintomas da mastite, se você acha que já está sofrendo com isso. Por exemplo:
- Repouso para amamentar é essencial;
- Continue a amamentação, principalmente na mama afetada. O ideal é que ambas sejam completamente esvaziadas;
- Massagem em movimentos circulares no local;
- Beba muuuuita água e alimente-se de forma apropriada!
No entanto, reforçamos que, se você sentir que está com os sintomas da mastite, você deve consultar o seu médico o quanto antes. 🙂
Esperamos ter ajudado! O que mais você gostaria de ver aqui no blog? Conte pra gente!