Carregando...

Hoje, o assunto é cultura! Para manter suas filhas cultas e informadas vamos compartilhar sugestões de livros da atualidade e alguns clássicos da literatura infantojuvenil.

Nossas meninas sabem que conhecimento abre portas e dá acesso para a realização de conquistas. É a chave para conseguir seu lugar no mundo.

Se informação era importante na sua geração… agora é indispensável. O tempo passa cada mais vez mais rápido e as mudanças não param de acontecer.

Como posso preparar minha menina para esta realidade?

Comece presenteando-a com um livro infantil, afinal não há bem maior do que oferecer educação e municiá-la de conhecimentos.

Os livros educam. São poderosas fontes de ensinamentos. Possibilitam viajar por todo planeta e conhecer diversos povos sem sair de casa.Sem contar que contribuem nos processos de aprendizagem, interpretação e criação de narrativas, interesse por outras culturas, aumento do repertório de palavras, além de estimular a escrita.

Duas meninas lendo um livro sentadas

Inspirados no amor genuíno dos pais, que se preocupam em garantir um futuro melhor para suas filhas, elaboramos uma seleção de livros infantis e infantojuvenis que abordam temas atuais e aprendizados que vão ajudar em seu desenvolvimento.

Como clássico é clássico, nada mais apropriado que começarmos por eles, não é? Iniciando com o grandioso Monteiro Lobato…

Emília no País da Gramática

Autor: Monteiro Lobato

Este livro conta a viagem que Pedrinho, Narizinho, Visconde, Quindim e, claro, Emília fazem até o País da Gramática. Lá eles aprendem a língua portuguesa de um jeito muito divertido, usando a imaginação e a criatividade.

Flicts

Autor: Ziraldo

Tudo tem cor. O mundo é feito de cores, mas nenhuma é ‘Flicts’. Uma cor rara, frágil, triste, que procurou em vão um amigo entre outras cores, que não encontrou um lugar para ficar. Abandonada, ‘Flicts’ olhou para longe, para o alto, e subiu, para finalmente encontrar-se.

Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias

Autora: Ruth Rocha

A obra mostra a esperteza e vivacidade com que seus personagens resolvem seus impasses: Marcelo cria palavras novas, Terezinha e Gabriela descobrem a identidade na diferença e Carlos Alberto entende que não temos nada sem amigos.

Procurando firme

Autora: Ruth Rocha

Uma história de príncipe e princesa um pouco diferente das demais … porque este príncipe e, principalmente, esta princesa não são de aceitar passivamente as convenções. E isso vai deixar um certo reino de pernas para o ar!

Prosseguindo nossa lista com obras mais atuais, mas não menos valiosas…

A árvore dos gingongos

Autora: Maria Celestina Fernandes

Ilustrações: Jô Oliveira

Uma história contada por Maria Celestina Fernandes, escritora angolana que, ao falar de seu ofício, declara ser o amor a base de tudo. A narrativa ganha cores nas mãos do artista brasileiro Jô Oliveira, que descreve cenários tão vivos e personagens com tamanha expressão que passa a ser diretamente com eles que o leitor dialoga.

A parte que falta

Autor: Shel Silverstein

O protagonista desta história é um ser circular que visivelmente não está completo: falta-lhe uma parte. E ele acredita que existe uma forma que vai completá-lo perfeitamente. Mas, ao explorar o mundo, talvez perceba que a verdadeira felicidade não está no outro, mas dentro de nós mesmos.

Bruxilda e a pirâmide dos alimentos

Autora: Arlette Piai

O gato da Bruxilda come de tudo, especialmente doces. Na escola, as crianças discutem o que é uma alimentação saudável e resolvem chamar o gato para uma entrevista. Mas como Bruxilda reagirá ao saber que as crianças estão conversando com o gato e querendo mudar os hábitos alimentares dele?

Mania de explicação

Autora: Adriana Falcão

‘Solidão é uma ilha com saudade de barco.’ A frase, recheada de poesia, é uma das muitas que Adriana Falcão esculpiu com sensibilidade para este livro delicioso, que já se tornou um clássico da literatura para as crianças de todas as idades. De página em página, Adriana vai ‘explicando’ algumas palavras às vezes de difícil compreensão para aqueles que estão começando a entender o mundo.

Por que só as princesas se dão bem?

Autora: Thalita Rebouças

Com o estilo bem-humorado que é sua marca registrada, a autora desconstrói o fascínio das meninas pelo universo das princesas ao contar a história de Bia, uma menina apaixonada por esse lugar encantando, até o dia em que ela entra numa história e descobre que vida de princesa pode ser muito chata e solitária.

Tudo bem ser diferente

Autor: Todd Parr

Tudo bem ser diferente aborda de maneira divertida, simples e completa, assuntos que deixam os adultos de cabelos em pé, como adoção, separação dos pais, deficiência física, preconceito racial, entre outros.

Esta é a nossa seleção com as sugestões de livros infantis que preparamos com todo carinho!

Esperamos sinceramente que sua filha tire bom proveito dos ensinamentos apresentados em cada obra. São preciosas lições que incentivam o espírito crítico, a construção da sua individualidade e o entendimento da vida.    

A leitura transcende barreiras e dá permissão a infinitas possibilidades. Esta é a mágica dos livros!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *