Carregando...

Quando nos tornamos mães, aprendemos que, além de lidar com as mudanças nas nossas vidas, também temos que lidar com as opiniões dos outros em relação à forma que estamos criando a nossa filha – seja com boas intenções ou ruins. Uma das frases mais comuns é: “ela não está muito grande para isso?”

 

Muito grande para tomar mamadeira, ter medo do escuro, dormir com algum bichinho, usar os carrinhos de criança do supermercado… Entre muitas outras imposições. Mas será que existe, realmente, uma hora para parar? Devemos forçar o término deste comportamento porque nos preocupamos sobre o que os outros vão pensar?

 

A resposta é simples: não.

 

Cada criança tem seu tempo próprio de desenvolvimento. Não existe uma idade limite para certas coisas – o amadurecimento vem e elas deixam de fazer com o tempo, seja porque perdeu a graça ou porque, simplesmente, não sentem mais necessidade. Digamos que a sua princesa continua dormindo com um bichinho de pelúcia até seus 10 anos, isso está realmente ferindo seu amadurecimento ou a machucando de qualquer forma? Não.

 

É claro que há certos comportamentos que devem ser deixados de lado ao longo dos anos. Não é comum ver um adulto chupando chupeta, afinal. Mas a hora de parar estes hábitos depende apenas de você e da sua pequena, não do que os outros acham apropriado. Deixe com que ela se desenvolva, aprenda, esqueça e siga em frente em seu próprio tempo.

 

Cada família é diferente. Cada criança é diferente. E não há forma ou tempo errado para alguns hábitos inocentes.

 

Então respire fundo e saiba que, quando receber questionamentos como o citado no início do texto, a pergunta que você deve se fazer é completamente diferente: minha filha está sendo prejudicada por isso? Se a resposta for não, é claro que não há motivos para preocupação. Nem para você e nem para a pessoa te questionando.
O que mais você gostaria de ver aqui no Blog da Mamuska? Conte para nós nos comentários! 🙂

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *