Carregando...

É comum ver outras mamães preocupadas que suas bebês ainda não começaram a falar suas primeiras palavras. O processo de desenvolver a fala é bem pessoal para as pequenas, cada uma faz isso em seu próprio tempo – mas isso não quer dizer que não há nada para fazer para estimulá-las. Veja só essas dicas:

 

  1. Deixe o “gugú dadá” para lá

 

Falar com bebês usando uma voz mais fina e com palavras mais simplificadas é quase automático, mas não é o ideal quando você quer que ela aprenda a falar. Afinal, pode ser que ela acabe aprendendo palavras da forma errada — e, além disso, elas entendem muito mais do que a gente imagina. 🙂

 

  1. Descreva tudo que puder

 

Se você quer que sua filha comece a falar, é importante que você também fale! Mostre coisas para ela e descreva o que são ou o que fazem. Todos os detalhes são importantes! A vontade de se comunicar é natural e, com o tempo, ela vai associando certas palavras aos objetos corretos.

 

  1. Pergunte

 

Mesmo que ela ainda não tenha começado a falar, faça muitas perguntas. Isso dá uma oportunidade valiosa para a bebê de pensar e tentar formular uma resposta. Se ela não conseguir, você mesma pode responder — para que ela possa usar essa interação como referência no futuro.

 

 

  1. Tenha certeza que você está sendo entendida

 

Como a comunicação verbal ainda não começou, você pode utilizar outras formas para passar uma mensagem para a sua pequena. Gesticular é bem importante nessa fase para que ela te entenda melhor. Sempre que possível também é bom mostrar para ela do que você está falando.

 

  1. Crie experiências positivas

 

As interações que você iniciar com ela não devem ser apenas com perguntas difíceis ou para dar ordens. Faça questão de ter conversas divertidas e positivas, assim ela vai se sentir mais tentada a fazer parte delas.

 

  1. Escute o que ela tem a te comunicar

 

No início, é comum que ela hesite bastante e pense muito antes de responder de alguma forma. Dê um tempo para ela e ouça o que ela tentar te comunicar – isso faz com que ela se sinta valorizada e, assim, estimulada a continuar falando. 🙂

 

Gostou? Você tem mais alguma dica para compartilhar com outras mamuskas? Conta pra gente nos comentários. <3

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *